Saudação do Dr. Guilherme Ramalho Netto Presidente do Conselho Deliberativo da Abamack na Comemoração do seu 8° Aniversário. Na mesa além do Presidente do Conselho Deliberativo, estavam o Magnífico Reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Netto, o Chanceler Rev. Davi Charles Gomes, o Presidente da Academia Mackenzista de Letras Dr. Nelson Câmara e o seu Vice-Presidente Dr. Marcel Mendes.
___________//___________________//_______________//____________
INICIANDO minha saudação, quero registrar que a Reitoria da Universidade Mackenzie é a principal animadora deste ENCONTRO, de autoridades do Mackenzie, das Faculdades, da ABAMACK e da ACADEMIA MACKENZISTA DE LETRAS. É um encontro de comemorações; de homenagens; e de compromissos mackenzistas
1.- Nessa solenidade, se comemora o oitavo aniversário da Abamack, que em resumo pretende ser cada vez mais, UMA FAMÍLIA PARA UNIR E SERVIR. Dentro do universo estimado de 40 mil bacharéis, da Faculdade de Direito do Mackenzie, surgiu a ASSOCIAÇÃO DOS BACHARÉIS DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Surgiu em maio de 2.011, do ideal compartilhado por 81 bacharéis fundadores, com a acolhida do Centro Acadêmico João Mendes Junior. Logo depois, seus Diretores foram recebidos em audiência pelo Magnifico Reitor da Universidade, o Professor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, que manifestando sua confiança na Associação, considerou a ABAMACK necessária relevante, o que muito nos estimulou a prosseguir até hoje, nesta comemoração do nosso oitavo ano de atividades.
Com muita alegria, queremos agradecer o apoio entusiasmado do nosso DD. Reitor, que animou esta comemoração, desde o primeiro momento, e nos honra com sua presença. Magnífico Reitor, Professor Benedito Guimarães Aguiar Neto, em nome dos nossos associados e dos 40 mil bacharéis, receba nossos agradecimentos.
2.- Este evento é de homenagem ao ideal de um advogado que, há mais de cem anos, pensou no desenvolvimento brasileiro, o advogado JOHN THERON MACKENZIE. Os detalhes do ideal de serviço à causa do ensino no Brasil, conheceremos na esperada palestra do Dr. Nelson Câmara.
Porém, na vida do ADVOGADO JOHN THERON MACKENZIE, estão explícitos, tanto seu sucesso profissional, como o sucesso do seu ideal a nos estimular, sempre. O Mackenzie de hoje nasceu, só como uma Escola de Engenharia. Hoje, no campus Higienópolis, estão 40 mil alunos, matriz e tantos outros campus!
Evidentemente, esse nosso encontro conta com o aval histórico, da ESCOLA DE ENGENHARIA, na pessoa do seu DD. Diretor, o Professor, Dr. Sério Lex, pela sua tradição e pelo impulso dado ao Mackenzie dos nossos dias, que conhecemos e que tanto nos orgulha. À todos os Engenheiros que se diplomaram pelo Mackenzie, nossos parabéns, como realização e atualização, do sonho concretizado, de John Theron Mackenzie.
Esperamos que no Brasil, também os muito aquinhoados de capital financeiro, capital cultural ou de conhecimentos especializados, adotem o exemplo do ideal de generosidade do advogado John Theron Mackenzie, fazendo doação de parte do capital aquinhoado, em favor da educação da nossa juventude!
3.- Também, é uma noite de compromissos com o ideal de John Mackenzie.
Digo compromisso, e com a educação. Aqui, me socorro da definição perfeita, verdadeira referencia e programa nacional, não de ensino, mas de educação integral, nos termos do artigo 205 da Constituição Federal.
A EDUCAÇÃO, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A educação deve se aperfeiçoar com a cultura, na oportuna e feliz lição do ilustre Des. Alexandre Alves Lazzarini, também Professor da nossa Faculdade de Direito, e Membro titular da Academia Mackenzista de Letras que, em um seu texto, deixou consignado:
A EDUCAÇÃO SEM CULTURA NÃO TEM VALOR.
Como cultura, o nosso belíssimo Hino Nacional, que ouvimos na abertura desta solenidade, e a relevância da fé cristã, ressaltada pelo Reverendo Davi Charles Gomes, sempre nos empolga, pois nos infunde um espirito de solidariedade, próprio da juventude, que sempre nos antecipa o futuro.
Assim, nesta noite universitária por excelência, portanto uma noite para a juventude, em nome da ABAMACK, singelamente, quero saudar as excelentíssimas universitárias, e os excelentíssimos universitários, e por Vs. Excelências, saudar as alunas, e os alunos de todos os campus do Mackenzie que, esperamos, deverão construir um futuro melhor para nosso pais.
A final, continuando no tema da cultura.
Quero saudar o meu amigo, o escritor, Dr. NELSON CÂMARA, dedicado Presidente e fundador da AML – ACADEMIA MACKENZISTA DE LETRAS, destacando além da criação da nossa Academia de Letras, a importância do seu trabalho de pesquisa, que resultou na publicação do seu livro inédito, com documentação também inédita, sobre a vida e o legado de John Theron Mackenzie que, em seguida, vamos conhecer pelo autor.
Não quero antecipar o tema, pois o Dr. Nelson nos dirá muito melhor na sua palestra. Mas, já encerrando, solicito que o universo dos 40 mil bacharéis da Faculdade de Direito do Mackenzie, se encantem pela ABAMACK, e participem dos seus quadros, para que possamos, unidos, melhor servir aos associados e à sociedade, para maior prestígio da nossa Faculdade.
Finalmente, ainda dentro da importância da cultura, como cultivo da inteligência, da vontade e dos nossos melhores sentimentos, para nossa conduta prática entre irmãos, neste sentido, quero deixar a constatação, que muito me agrada:
A maior sabedoria, é a sabedoria do coração.