Caros colegas Associados da ABAMACK.

A ABAMACK tem o justo orgulho de informar importante evento acontecido nas dependências da nossa Faculdade, no último dia 29 de outubro. Quando da formatura da 1a.Turma, em 1959, montou-se um imponente e artístico quadro, com as fotos de todos os formandos, professores e demais autoridades. Tal obra andou esquecida por algum tempo, mas agora foi colocada em lugar nobre da Faculdade.  Vejam o emocionante depoimento/ reportagem do Presidente do nosso Conselho Deliberativo, Dr. Guilherme Ramalho Netto, a respeito de como transcorreu a homenagem.

Cordialmente,

Vicente Renato Paolillo.
Presidente da Diretoria Executiva

 

 

 

Prezados colegas e amigos da 1aTFDM.

Guilherme Ramalho Netto

Na manhã de ontem dia 29 de outubro de 2020, foi uma data muito importante para nossa Turma histórica, até por natureza. Monumental e artístico, nosso Quadro de Formatura completou sua história, com toda pompa e circunstância, para a posteridade!

Criado artisticamente pelo Cienfuegos, sob a liderança do nosso estimado Nicolino Lemonache Neto, Presidente da Comissão das comemorações da nossa Formatura, depois, sem destaque, ficou no prédio da Faculdade. Passados muitos anos, com a ABAMACK foi encontrado, com a colaboração da amizade e a dedicação da Diretora do Centro Histórico do Mackenzie, Sra. Helen Altimeyer. Estava, com outros quadros e materiais, em um depósito do Mackenzie, em Guarulhos.

A ABAMACK conseguiu o apoio da Reitoria do Mackenzie, para financiar resgate, do Quadro, providenciada através de restauradores profissionais. Em festa no Círcolo Italiano, lá esteve, e foi feita a sua solene doação ao Cento Histórico, com respectivo Termo, inclusive assinado pelo Nicolino. Depois, de novo, foi arquivado no último andar do Predito Histórico do Mackenzie. Sua última aparição, ocorreu nas comemorações do nosso Jubileu de Brilhante de formatura (60 anos), em 08.10.2019.

Finalmente, agora, está onde sempre deveria estar, solenemente.

Dia 29 de outubro de 2020, 10 horas de bela manhã.

O colega e amigo, Armando Iazzetta, reconhecido como integrante da nossa Turma, fundador e dirigente da ABAMACK, foi convocado pelo cerimonial do Mackenzie, para presenciar a instalação do nosso Quadro de Formatura, no atual prédio da Faculdade de Direito, na referida data. Na véspera, o colega Armando me convidou, para que o acompanhasse. Para lá nos dirigimos, e chegamos ao atual prédio da Faculdade. Acessando os únicos três degraus, para a entrada do prédio, vimos amplo e nobre hall de entrada. Nosso impacto foi enorme!

Na parede esquerda lá estava, parte importante da nossa história: nosso Quadro de Formatura. Estava fixado ao alto, com leve inclinação para os passantes, em acima da herma de João Mendes Jr., que nossa turma doou à Faculdade! Muito nos emocionamos, com bela surpresa!

Também, na verdade, se tratava de uma solenidade maior.

Logo depois, se apresentaram naquele espaço, as autoridades, representantes da Igreja Presbiteriana, do Instituto Mackenzie, da Universidade, da Magnífica Reitoria, da Chancelaria, o Diretor da Faculdade, Diretores do Centro Histórico, todos conduzidos pelo cerimonial.

Só faltou o Hino Nacional!…

Tendo conhecimento, prévio, de que haveria a instalação do nosso Quadro no atual prédio da Faculdade, municiei-me da belíssima faixa vermelha, com o dístico 1a Turma, além da pequena flâmula: “Inauguramos os Cursos Jurídicos no Mackenzie”. Assim armados, lá permanecemos, no surpreendente evento.

Após importantes falas, fui convidado para dirigir algumas palavras. Preliminarmente, em nome da nossa Turma e da Abamack, agradeci a homenagem recebida e destaquei que a Faculdade de Direito foi a melhor decisão do Mackenzie, pois é ela a mais importante Faculdade. É nela que se forma a consciência jurídica dos bacharéis, que de lá saem, para a sociedade. E é o Direito que salva a convivência em todas as comunidades humanas, nos limites da liberdade compartida, para todos.

Destaco, que a beleza e o bom gosto ficaram registrados e, sem falsa modéstia, nosso Quadro valorizou a Faculdade, com beleza e arte, esmero e inspiração, para todas as futuras turmas.

Aproveito, para destacar, que o Quadro não está numa pequena sala. Está no espaço nobre, onde passam, diariamente, 7.300 alunos e mais de 200 professores, todos operadores do Direito.

Foi uma belíssima e justíssima festa, com várias falas, com muito afeto e consideração à nossa turma, que desde então, na parede daquele espaço jurídico, ficou “enquadrada”, e perpetuada.

O Armando, também discursando na ocasião, ressaltou a rapidez do tempo da nossa vida, e cumprimentou o Mackenzie pelos seus 150 anos de história de ensino, cuja merecida comemoração ficou adiada, pela pandemia.

Assim, com estes registros históricos da nossa 1aTFDM, desejamos a todos, o fim deste vírus pandêmico, para que nos permita, logo, maior número de abraços, entre nossos colegas e amigos.

Do evento, houve registros fotográficos, vídeos, que nos prometeram enviar. Assim que os receber, partilharemos como os colegas.

F I M.