A ABAMACK quer demonstrar seu desejo de que a escolha do novo Diretor da nossa Faculdade de Direito, que substituirá o ilustre Prof. Dr. NUNCIO THEOPHILO NETO, resulte na reafirmação do principio da unidade na diversidade, bem como seja a expressão do respeito aos princípios que identificam a Instituição Mackenzie. Aliás, Universidade, historicamente, significa uma unidade acadêmica com identidade própria, cujo espírito anima as diversidades das Faculdades. No caso, é nosso desejo que a escolha consagre a indispensável unidade entre o corpo docente da Faculdade, e o conjunto dos estudantes, representados pelo Centro Acadêmico João Mendes Junior, com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Resolvemos nos manifestar neste sentido, uma vez que os critérios praticados para escolha de Reitores de Universidade e Diretores de Faculdade, em todos os estabelecimentos de ensino, não têm merecido aplausos. Ao contrário, resultam numa impropria disputa politico partidária, um processo eleitoral perturbado, como se a escolha responsável do dirigente de uma Faculdade, pudesse resultar, apenas, de critérios quantitativos, através de contagem de votos, numa condenável prática de democratismo, com desprezo de valores e princípios identificadores do estabelecimento.
O processo (equivocado) é mais ou menos padronizado, tanto na USP, como na PUC e no MACKENZIE, através de indicação, ao Reitor, de 03 nomes mais votados numa lista tríplice. Evidentemente, essa lista é propositiva, cabendo ao Reitor da Universidade, escolher entre os indicados, o que mais represente os princípios, os fundamentos e a identidade da Universidade, além da qualificação pessoal do dirigente a ser nomeado. Dizendo isto, entendemos que cabe exclusivamente ao Reitor a escolha responsável entre os integrantes da lista, ou até desconsidera-la, se necessário, para não comprometer a identidade do estabelecimento de ensino. Temos que a escolha do Diretor deve considerar, sobre tudo, o indispensável respeito a princípios e valores, próprios da identidade da universidade.
Essa é a colaboração da ABAMACK, no atual processo de escolha do novo Diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie, desejando prevaleça a indispensável unidade entre a Faculdade, a Universidade e o Centro Acadêmico, para nosso aplauso como entidade significativa e relevante do Mackenzie.